terça-feira, 11 de outubro de 2016

Plano de Aula: Química Orgânica - Funções Oxigenadas (Álcool)



I. Plano de Aula / Componente Curricular: Estágio Supervisionado I      
Data: 15/09/2016              
                                               
II. Dados de Identificação:

Escola: Estadual Nestor Gomes de Moura

Professora do componente curricular: Maristela Andrade

Professor orientador: Luiz Carlos Araújo dos Anjos

Professor estagiário: Rafael Alisson Arruda Silva

Componente curricular: Química

Série/ano: 3° do ensino médio

Turma: A/B

Período: 4º unidade


III. Tema/título da aula:

Funções Orgânicas (oxigenadas) – Álcool

IV. Objetivos

Objetivo geral: Reconhecer; diferenciar os tipos de álcool e nomeá-los.

Objetivos específicos:

- Identificar   a   função   álcool   e   diferenciá-lo (álcool   primário, secundário   e terciário);

- Nomear segundo a IUPAC, e representar estruturalmente os compostos e compreender os fatores que contribuem para sua nomenclatura.

V. Conteúdo:

- Função oxigenada Álcool;

- Tipos de Álcool;

- Nomenclatura dos Álcoois segundo a IUPAC.


VI. Desenvolvimento do tema: O assunto será ministrado de maneira expositiva dialogada. No início da aula será feita uma abordagem contextualizada sobre o assunto, seguida de questionamentos sobre os conhecimentos prévios relativos ao álcool (Onde podemos encontrá-lo na natureza? Qual a sua aplicabilidade?). Logo após, apresentação de um vídeo (A Química das Coisas – Álcool). Esse será o ponto de partida para iniciarmos a aula.

Essa discussão levará cerca de 5 minutos. Em sequência será trabalhado a diferença entre álcool primário, secundário e terciário, posteriormente será ensinada a nomenclatura dos álcoois segundo a IUPAC. Essa etapa levará 30 minutos. Para finalizar a aula será proposto aos alunos 2 questões para resolverem em sala e tirarem as suas dúvidas sobre o assunto, cerca de 10 minutos.

VII. Recursos didáticos: Quadro branco, Datashow, pen drive, pincel, apagador e vídeo: A Química das Coisas – Álcool (duração: 2:21).


VIII. Avaliação: A avaliação ocorrerá no decorrer da aula. Os alunos serão avaliados pela participação e pela resolução das 2 questões propostas na sala.

IX. Bibliografia:

  1. BIANCHI, José Carlos A.; ALBRECHT, Carlos Henrique; MAIA, Daltamin Justino. Química – Ensino Médio v. único. São Paulo: FNDE, 2005.




                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário